zeloprodutos@gmail.com (67) 3042-5992
15 Anos – Momento único
20 de junho de 2015
0
15 Anos momento único-zeloprodutospersonalizados-blog-vestido-zelô
Anne Hathaway em O Diário da Princesa , de 2001

Houve um tempo em que as meninas tinham todo um planejamento de vida e se vestiam de um entusiasmo de meses só comparado ao casamento. Hoje ainda há toda a pompa e expectativa, mas também nasceram tantas alternativas como vai fazer a festa de 15 anos ou vai escolher um presente ou viajar? Quantas festas de 15 anos já fomos com todo aquele cenário principesco? Bem, as debutantes literalmente estreiam na sociedade, aliás a palavra de origem francesa (début) significa exatamente estreia.

Os ares principescos existem porque o baile de debutante teve origem nos países conhecidos hoje como Inglaterra, Alemanha, França e Áustria com a finalidade maior de atrair pretendentes para a “estreante”. Fato, se analisados por tantas mulheres independentes e por inúmeras feministas seria tachado de revoltante e muito tachado porque a ideia era mostrar que a (agora) mulher estava pronta para ser uma boa esposa e mãe. Preparada para fazer uma aliança entre famílias nobres. Se bem que analisando bem…

Enfim, por nossas bandas tupiniquins a popularidade da festa desencantou nos anos 1950 e clubes passaram a lucrar com isso, juntando várias debutantes resultando nos 15 minutos de fama em colunas sociais destacando as mais bonitas e simpáticas. Já 30 anos depois os presentes e viagens começaram a surgir no lugar das festas, mas as próximas décadas retomaram o tradicional incluindo as 15 velas – representando cada ano de vida -, a troca de sapatos representando que a moça já andava com os próprios pés e já era adulta. Claro, ainda tinha a troca de vestido simbolizando a mulher que surgia.

Este momento único não merece algo inesquecível personalizado? Uma lembrança estilizada pessoal e útil? Um presente marcante e único? Vamos conversar. Conte para nós sobre um baile (festa) de debutante ou a sua própria.

Write your comment here ...

Deixe uma resposta