zeloprodutos@gmail.com (67) 3042-5992
O que é Sublimação?
8 de dezembro de 2015
0

Sublimação é um processo físico onde ocorre do estado sólido para o estado gasoso, sem passar pelo estado líquido.

camiseta-sublimacao-zeloprodutosEsta é a base para entender o processo de impressão chamado Sublimação, você já deve ter ouvido falar dos chamados Foto-produtos, são produtos que recebem impressão de sublimação, e mantém a qualidade digital. Pois com a sublimação é possível usar imagens com definições de alta qualidade, como as Fotos e aplicá-las sem ter nenhuma alteração.

A Sublimação utiliza tintas específicas para materiais sintéticos com composição 100%poliéster ou 100%poliamida, por exemplo, a impressão é feita através de: uma prensa térmica, o produto que irá receber a impressão, e um papel impresso com as tintas sublimáticas.

Processo

processo-de-sublimacao-zeloprodutosA arte é impressa no papel, através de uma impressora com tinta sublimática e depois é prensada no material, em uma alta temperatura, deixando do estado sólido para o gasoso, fundindo assim ao produto no qual está prensado.

A sublimação trabalha com tintas como “corantes”, elas são transparentes, portanto sempre a base da sublimação precisa ser branco, ou tonalidades claras, caso contrário a impressão não aparecerá.

Materiais

Os produtos precisam ter composição sintética, como poliamida e poliéster.

Há tecidos que já são produzidos com essa base, como o Tecido PET, dry, PP, helânca, tactel, cacharrel, oxford, cetim, microfibra, organza, musseline, favinho, crepe e etc. Caso o tecido seja mesclado, a impressão aparecerá conforme a porcentagem de poliéster, por exemplo há malhas, que possuem 10% de viscose e 90% de poliéster, a qualidade da impressão neste caso será de 90%.

E também há resinas com essa base, aplicadas nos produtos possibilitam a sublimação, como: Cerâmica, porcelana, vidro, alumínio.

Produtos

produtos-sublimacao-zeloprodutosSão muitos produtos que podem ser estampados com a sublimação, pois estes materiais citados acima, fazem parte da confecção de muitos deles:

Chinelos, canecas, copos, pratos, camisetas, estojos, almofadas, pastas, mochilas, mouse-pad, réguas, sacolas (eco-bag), bonés, e etc.

A Sublimação também é um processo de “transfer” pois primeiro a estampa é impressa em um material e depois “transferido” para o produto final.

Espero ter esclarecido pelo menos um pouco desse processo de impressão tão magnífico que é a sublimação. Te ajudou? Comenta aí!

Write your comment here ...

Deixe uma resposta